V Í D E O S
P U B L I C A Ç Õ E S

Boletim n. 01 - Trabalho Criativo em Foco: O mercado de trabalho da Economia da Cultura e da Economia Criativa

Este é o primeiro boletim do Observatório de Economia Criativa da UFRGS que se apresenta com a proposta de acompanhar periodicamente a evolução conjuntural do mercado de trabalho da Economia da Cultura e da Economia Criativa e também compará-los com a evolução do Mercado de Trabalho Geral. Os boletins terão como objetivos sistematizar informações, dados e indicadores, bem como realizar análises conjunturais para subsidiar órgãos e instituições públicas e privadas para ações relacionadas à Economia da Cultura e Economia Criativa.

Ano: 2016

Tipo de Publicação: Relatório.

Publicação de Resultados - Objetivo 1

Consolidação Teórico-Metodológica da Conta Satélite Nacional de Cultura, referente ao Termo de Cooperação do Projeto Estudos e Pesquisas em Economia Criativa: Conta Satélite de Cultura, Comércio Internacional de Bens e Serviços em Economia Criativa

Ano: 2016

Tipo de Publicação: Relatório

Publicação de Resultados - Objetivo 2

Desenvolvimento Metodológico e Mensuração da Corrente de Comércio Exterior do Brasil com os países da América do Sul e do Brasil com o "Resto do Mundo", com recorte específico para os serviços culturais/criativos, referente ao Termo de Cooperação do Projeto Estudos e Pesquisas em Economia Criativa: Conta Satélite de Cultura, Comércio Internacional de Bens e Serviços em Economia Criativa.

Ano: 2016

Tipo de Publicação: Relatório

ECONOMIA CRIATIVA, CULTURA E POLÍTICAS PÚBLICAS

A publicação Economia Criativa, Cultura e Políticas Públicas, parte da coleção Capacidade Estatal e Democracia, do CEGOV/UFRGS, é o resultado dos esforços contínuos, individuais e coletivos, dos projetos desenvolvidos no âmbito do Grupo de Trabalho do CEGOV/UFRGS. 

A partir da produção de subsídios teóricos, avaliações aplicadas e estratégias de políticas para demarcar, busca-se compreender e propor formas de desenvolvimento do campo da economia da cultura, no escopo da economia e indústrias criativas. Nesse sentido, o livro busca refletir as experiências e expertises desenvolvidas no GT por meio de seus projetos de pesquisa e extensão. Ele conta com a participação de professores da UFRGS e parceiros, nacionais e internacionais, que estiveram ativamente envolvidos nas atividades do GT e que de alguma maneira contribuíram para a sua consolidação.

EPEC II - PRODUTO 1 - ETAPA 1 - 1º RELATÓRIO TRIMESTRAL

1º Relatório Trimestral (Abril 2015), referente à Etapa 1 do Produto 1 - Desenvolvimento Metodológico para o Monitoramento e Sistematização das Etapas de Implantação do Programa Incubadoras Brasil Criativo. O Produto faz parte do Macroeixo 1 - Programa Incubadoras Brasil Criativo (PIBIC), do Termo de Cooperação Estudos e Pesquisas em Economia Criativa: Desenvolvimento Territorial e Fortalecimento da Economia Criativa.

EPEC II - PRODUTO 1 - ETAPA 1 - 2º RELATÓRIO TRIMESTRAL

2º Relatório Trimestral (Junho 2015), referente à Etapa 1 do Produto 1 - Desenvolvimento Metodológico para o Monitoramento e Sistematização das Etapas de Implantação do Programa Incubadoras Brasil Criativo. O Produto faz parte do Macroeixo 1 - Programa Incubadoras Brasil Criativo (PIBIC), do Termo de Cooperação Estudos e Pesquisas em Economia Criativa: Desenvolvimento Territorial e Fortalecimento da Economia Criativa.

EPEC II - PRODUTO 1 - ETAPA 1 - 3º RELATÓRIO TRIMESTRAL

3º Relatório Trimestral (Novembro 2015), referente à Etapa 1 do Produto 1 - Desenvolvimento Metodológico para o Monitoramento e Sistematização das Etapas de Implantação do Programa Incubadoras Brasil Criativo. O Produto faz parte do Macroeixo 1 - Programa Incubadoras Brasil Criativo (PIBIC), do Termo de Cooperação Estudos e Pesquisas em Economia Criativa: Desenvolvimento Territorial e Fortalecimento da Economia Criativa.

EPEC II - PRODUTO 1 - ETAPA 1 - RELATÓRIO FINAL

Relatório Final, referente à Etapa 1 do Produto 1 - Desenvolvimento Metodológico para o Monitoramento e Sistematização das Etapas de Implantação do Programa Incubadoras Brasil Criativo. O Produto faz parte do Macroeixo 1 - Programa Incubadoras Brasil Criativo (PIBIC), do Termo de Cooperação Estudos e Pesquisas em Economia Criativa: Desenvolvimento Territorial e Fortalecimento da Economia Criativa.

EPEC II - PRODUTO 3 - ETAPA 1 - 1º RELATÓRIO ANALÍTICO

1º Relatório Analítico: Resultado da Aplicação dos Modelos Referenciais na Incubadora Bahia Criativa, referente à Etapa 1 do Produto 3 - Suporte Técnico para a Elaboração e Execução da Política de Formação no Contexto do Programa Incubadoras Brasil Criativo. O Produto faz parte do Macroeixo 1 - Programa Incubadoras Brasil Criativo (PIBIC), do Termo de Cooperação Estudos e Pesquisas em Economia Criativa: Desenvolvimento Territorial e Fortalecimento da Economia Criativa.

EPEC II - PRODUTO 3 - ETAPA 1 - 2º RELATÓRIO ANALÍTICO

2º Relatório Analítico: Resultado da Aplicação dos Modelos Referenciais na Incubadora Rio Criativo, referente à Etapa 1 do Produto 3 - Suporte Técnico para a Elaboração e Execução da Política de Formação no Contexto do Programa Incubadoras Brasil Criativo. O Produto faz parte do Macroeixo 1 - Programa Incubadoras Brasil Criativo (PIBIC), do Termo de Cooperação Estudos e Pesquisas em Economia Criativa: Desenvolvimento Territorial e Fortalecimento da Economia Criativa.

EPEC II - PRODUTO 3 - ETAPA 1 - 3º RELATÓRIO ANALÍTICO

3º Relatório Analítico: Resultado da Aplicação dos Modelos Referenciais na Incubadora RN Criativo, referente à Etapa 1 do Produto 3 - Suporte Técnico para a Elaboração e Execução da Política de Formação no Contexto do Programa Incubadoras Brasil Criativo. O Produto faz parte do Macroeixo 1 - Programa Incubadoras Brasil Criativo (PIBIC), do Termo de Cooperação Estudos e Pesquisas em Economia Criativa: Desenvolvimento Territorial e Fortalecimento da Economia Criativa.

EPEC II - PRODUTO 8 - ETAPA 1 - 1º RELATÓRIO

1º Relatório: Caracterização dos APLs com base em seus Planos de Desenvolvimento, referente à Etapa 1 do Produto 8 - Monitoramento da Execução e Evolução dos 27 Planos de Desenvolvimento para APLs intensivos em Cultura pactuados em parceria com o MDIC. O Produto faz parte do Macroeixo 4 - Arranjos Produtivos Locais e Territórios Criativos, do Termo de Cooperação Estudos e Pesquisas em Economia Criativa: Desenvolvimento Territorial e Fortalecimento da Economia Criativa.

EPEC II - PRODUTO 8 - ETAPA 1 - 2º RELATÓRIO

2º Relatório: Custeio e Financiamento das Ações nos Planos de Desenvolvimento dos APLs de Economia Criativa, referente à Etapa 1 do Produto 8 - Monitoramento da Execução e Evolução dos 27 Planos de Desenvolvimento para APLs intensivos em Cultura pactuados em parceria com o MDIC. O Produto faz parte do Macroeixo 4 - Arranjos Produtivos Locais e Territórios Criativos, do Termo de Cooperação Estudos e Pesquisas em Economia Criativa: Desenvolvimento Territorial e Fortalecimento da Economia Criativa.

EPEC II - PRODUTO 8 - ETAPA 1 - 3º RELATÓRIO

3º Relatório: Acompanhamento da Execução das Ações previstas nos Planos de Desenvolvimento, referente à Etapa 1 do Produto 8 - Monitoramento da Execução e Evolução dos 27 Planos de Desenvolvimento para APLs intensivos em Cultura pactuados em parceria com o MDIC. O Produto faz parte do Macroeixo 4 - Arranjos Produtivos Locais e Territórios Criativos, do Termo de Cooperação Estudos e Pesquisas em Economia Criativa: Desenvolvimento Territorial e Fortalecimento da Economia Criativa.

EPEC II - PRODUTO 8 - ETAPA 1 - 4º RELATÓRIO

4º Relatório: Apoio Técnico à Realização do I Encontro Nacional de Territórios Culturais e Participação na 7ª Conferência Brasileira de Arranjos Produtivos Locais (Brasília, 8 a 10 de dezembro de 2015) - Avaliação do I Encontro e Proposições para um II Encontro, referente à Etapa 1 do Produto 8 - Monitoramento da Execução e Evolução dos 27 Planos de Desenvolvimento para APLs intensivos em Cultura pactuados em parceria com o MDIC. O Produto faz parte do Macroeixo 4 - Arranjos Produtivos Locais e Territórios Criativos, do Termo de Cooperação Estudos e Pesquisas em Economia Criativa: Desenvolvimento Territorial e Fortalecimento da Economia Criativa.

Atlas Econômico da Cultura Brasileira - vol. I

O projeto Atlas Econômico da Cultura Brasileira busca, principalmente, mensurar o impacto dos setores culturais e criativos (SCC) sobre a evolução da economia brasileira. A coleção cumpre um papel precedente à mensuração, dado que busca apresentar e desenvolver metodologias do ponto de vista teórico e empírico para viabilizar o objetivo principal do projeto. Tendo isso em vista, o primeiro volume da coleção orienta-se em torno da exposição de marcos teóricos e conceitos fundamentais, bem como de exemplos de estudos regionais e setoriais.

Atlas Econômico da Cultura Brasileira - vol. II

O projeto Atlas Econômico da Cultura Brasileira busca, principalmente, mensurar o impacto dos setores culturais e criativos (SCC) sobre a evolução da economia brasileira. A coleção cumpre um papel precedente à mensuração, dado que busca apresentar e desenvolver metodologias do ponto de vista teórico e empírico para viabilizar o objetivo principal do projeto. Tendo isso em vista, o segundo volume da coleção orienta-se em torno da exposição de esforços de pesquisa focados nos quatro eixos temáticos do projeto: empreendimentos culturais, mercado de trabalho, políticas públicas e comércio internacional.